segunda-feira, 20 de junho de 2011

Biblioteca Estadual, enfim, será inaugurada


Biblioteca Estadual, enfim, será inaugurada
17/06/2011




Niterói terá Biblioteca-Parque, projeto é inédito no Brasil e consiste na construção de equipamentos culturais como forma de promover inclusão social.

A Biblioteca Estadual de Niterói (BEN) finalmente será reaberta ao público. O evento contará com a presença do governador Sérgio Cabral e será realizado no dia 5 de julho, às 10 horas.



O deputado Felipe Peixoto (PDT), que é membro da Associação dos Amigos da Biblioteca Estadual, também estará presente.



“Desde 2004, quando foi anunciada a verba para as obras de conservação, venho acompanhando as decisões do governo estadual em relação à biblioteca. Além de atender a população de Niterói e de cidades vizinhas, o espaço juntamente com outros prédios do entorno compõe um dos mais belos conjuntos arquitetônicos de nossa cidade e merecia ser restaurada. Niterói agradece essa bela obra! Agora sim temos uma Biblioteca que representa de fato nossa querida ex-capital”, explicou Felipe Peixoto.



Paulo Roberto Cecchetti, defensor da biblioteca e fundador de movimentos culturais na cidade como Escritores ao Ar Livro e Estante Comunitária também ficou muito satisfeito em saber da inauguração de mais esse patrimônio cultural.



"Niterói receberá, totalmente repaginada, sua Biblioteca. Importante espaço para revitalizar a cultura da nossa cidade”, afirmou Cecchetti.



Em Niterói, a Biblioteca fará parte do projeto “Biblioteca-Parque”. O projeto é baseado na experiência colombiana de Medellín, é inédito no Brasil. Ele consiste na construção de equipamentos culturais como forma de promover inclusão social. Tem um conceito mais amplo do que a tradicional e vai além de ter um acervo literário e de oferecer empréstimos de livros. O usuário pode folhear os livros, espalhados por todo o espaço, à vontade. A unidade foca na formação de leitores, porque propõe cursos e oficinas.



A primeira comunidade a receber esse novo conceito de biblioteca foi Manguinhos, que, além dos 25 mil livros, conta com 3 milhões de músicas e mais de mil filmes e três aparelhos de leitura de livros digitais. As próximas bibliotecas serão a do Centro do Rio, Rocinha e Alemão.



Por Fabíola Mar

Um comentário:

  1. OLÁ DELUNA.

    SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER MEU BLOG DE HUMOR:

    “HUMOR EM TEXTO”.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É:

    “UM HOMEM JUSTIÇADO POR UMA QUESTÃO DE MINUTOS”

    HISTÓRIA DE UMA TRAIÇÃO?

    CIÚMES EXAGERADOS?

    É DE HUMOR ...E DE GRAÇA

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir