domingo, 14 de agosto de 2011

Conselho Municipal de Cultura de Niterói

Conselho Municipal de Cultura de Niterói promove
festa popular e audiência pública no Dia do Folclore


A lavagem da escadaria da Câmara Municipal de Niterói, às 14h30, de 22 de agosto, Dia do Folclore, marcará a união simbólica de todas as vertentes artísticas da cidade para uma série de eventos, com entrada gratuita. A programação antecede a Audiência Pública da Cultura, a ser realizada às 20h, na qual serão debatidos com representantes dos poderes municipal, estadual e federal temas ligados ao movimento de democratização da política pública para o setor. A Câmara Municipal de Niterói fica na Av. Ernani do Amaral Peixoto 625, Centro.
Programação diversificada – Organizada pelo Conselho Municipal de Cultura e Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Vereadores, a agenda de eventos pretende montar um painel das tradições e da produção artística de Niterói, ocupando diversos espaços da sede do legislativo. Já estão confirmadas, a partir das 15h, as apresentações da Banda da APAE, dos componentes do grupo de Capoeira de Mestre Zezeu e dos dançarinos do Jongo Folha da Amendoeira, do Instituto Gingas e do Muanza Mezú. Aliás, quem quiser aprender a dar os primeiros passos nas danças tradicionais afro terá a oportunidade de participar da oficina ministrada pelo Jongo Congola da Tia Noinha, de Campos, que vem à cidade especialmente para integrar o encontro.
Às 16h, sobe ao palco armado no estacionamento da câmara o Coral da Clin (Companhia de Limpeza Urbana) e, logo após, as crianças do projeto Cateretê Brasil. O auditório superior da casa será transformado em cinema, para três sessões de curtas-metragens, às 15h, 15h30 e às 16h, com a seleção a cargo do Movimento Arte Jovem Brasileira. No saguão de entrada, exposições de artesanato, livros e uma montagem especial em homenagem aos 99 anos do jornalista e escritor Luís Antônio Pimentel também integram a agenda da festa. Ainda estão previstas apresentações circenses, de conjuntos musicais, declamação de poesias e balé, fechando com o Bloco Saias na Folia. Um convite à população da cidade para comemorar junto e melhor debater as questões ligadas à cultura de Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário