quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Recebi este e-mail de Pedro de Luna

Recebi este e-mail do Pedro de Luna, e estou divulgando...
Divulgue esse email >> http://www.arariboiarock.com.br/site/index.php?page=visu&id=358

Audiência pública expõe insatisfação geral com a cultura em Niterói

24/08/2011

Aconteceu na segunda-feira, dia 22, uma audiência pública da cultura de Niterói na Câmara Municipal de Vereadores. Promovida pelo Conselho Municipal de Cultura, contou com apresentações artísticas diversas, mas o grande momento foi mesmo a parte final, que contou com um bom público presente e muitas, muitas reivindicações.

O ponto alto do encontro foi quando o microfone foi aberto aos presentes. Marcio Luiz, representante dos estudantes secundaristas, destacou a compra do colégio Maria Thereza pela Prefeitura por R$ 3 milhões, dizendo que tal verba poderia ser usada também para transformar o casarão Norival de Freitas em espaço cultural.

Na sequência, o jornalista Fernando Paulino alertou a todos da proposta das construtoras de rebatizar o bairro do Cubango de Jardim Santa Rosa, para valorizar seus prédios. “Querem aniquilar a história do bairro, conhecida pela grande população negra”.

A ex-vereadora Ângela Fernandes declarou que “na cidade só sobe prédio, mercado e farmácia, não há vontade política no atual governo”. Um estudante de produção cultural da UFF provocou o presidente da FAN, Marcos Sabino: “Como vocês vão fazer o Teatro Popular ser popular se vocês querem privatizá-lo?”.

O vereador Renatinho (PSOL) destacou sua defesa da cultura nas plenárias, também enfatizando a péssima administração de Jorge Roberto Silveira. O também vereador Magaldi fez uma defesa ao samba, dizendo que sempre apoiou o gênero musical no município.

Representantes da umbanda fizeram críticas a citação da religião como lenda urbana na Pesquisa de Mapeamento Cultural do município e exigiram espaço no Caminho Niemeyer, onde está prevista a construção de templos de outras religiões. E destacaram a caminhada da diversidade religiosa, que acontecerá neste final de semana.

O coordenador do coletivo Arariboia Rock, Pedro de Luna, começou lembrando que, apesar dos indicadores – que mostram Niterói como uma cidade rica, jovem e com muitos equipamentos culturais – a realidade dos artistas é ruim, e que a política de cultura ainda se apóia em beneficiar os “amigos do rei”.

E falando nele, citou uma frase proferida pelo então candidato Jorge Roberto Silveira, durante encontro com os músicos na campanha de 2008, prometendo mundos e fundos (veja). “Ficou provado que falar é uma coisa, fazer é outra. Tudo isso virou lenda. E nada mais apropriado pra lembrar isso como hoje, que é o Dia do Folclore”.

Em seguida, o jornalista, quadrinista e gestor cultural lamentou que a cidade não tenha planejado nada para a época do Rock in Rio, quando muitos turistas brasileiros e estrangeiros estarão na região, e listou diversas propostas. “Queremos ser propositivos, e é o que a gente vem fazendo nos últimos anos, enviando sugestões para um programa de cultura”.

Luna finalizou pedindo renovação política, pessoas mais capacitadas à frente da pasta, o fim do nepotismo, maior transparência e a blindagem das boas iniciativas à troca de governos municipais. “Com ou sem dinheiro público nós vamos continuar escrevendo, tocando, compondo, filmando, pintando, fotografando e fazendo a nossa arte!”, bradou em alto e bom som, sendo bastante aplaudido.

CANTAREIRA NO CENTRO DO DEBATE
Discurso inflamado também fez o jornalista Claudio Salles. Mostrando diversos documentos, questionou Sabino: “Aonde está o contrato de comodato de 1994 assinado pela Prefeitura com as barcas?”. Segundo ele, até mesmo a página que dizia que a Cantareira não era das Barcas s/a foi apagada do site da Secretaria de Urbanismo.

O professor de arquitetura da UFF, Wagner Morgan, fez uma intervenção frisando a importância de se pensar o sítio histórico do Gragoatá. “Por que talvez não seja ideal para habitação popular, como o que tem sido feito lá”, referindo-se a um bizarro condomínio de apartamentos erguido ao lado do campus da universidade.

Ainda sobre a Estação Cantareira, um dos coordenadores do Arte Jovem Brasileira, Carlos Gomes, lembrou que está sendo criado um projeto de gestão pública. “A sociedade está organizada e preparada para gerir o espaço”. Em seguida conseguiu o compromisso de Marcos Sabino de receber a próxima reunião do conselho dia 31 na FAN, e o prazo de 90 dias para que seja criado o Plano e o Fundo Municipal de Cultura. “Já temos o Conselho, falta o P e F da tríade que é chamada CPF da Cultura”.

DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DIVERSIDADE
Outro estudante secundarista lembrou que a primeira passeata pela meia entrada foi nos anos 90 em Niterói, e que mesmo com meia entrada muitos eventos ainda são caros na cidade. O artesão Joaquim Kinca defendeu o artesanato, como forma de expressão pouco contemplada pela Prefeitura, e sugeriu a criação de Unidades de Cultura Popular ao invés das UPPs nas comunidades.

Os últimos dois a se pronunciar foram os conselheiros de música, Renan e Rafael. O primeiro sugeriu que a FAN disponibilizasse um dia na semana para receber os populares, já que a dificuldade em ser atendido por Marcos Sabino é algo digno de reclamações desde 2009. Rafael celebrou o reconhecimento do Conselho de Cultura dez meses após sua composição, e também lembrou que “falta uma política de cultura clara na cidade”.

REPRESENTANTES DO GOVERNO SINALIZAM POSITIVAMENTE
No encerramento, o vereador Vitor Jr (PT) reconheceu que, apesar de não entender do assunto, acha importante a discussão. “Não tenho vivência cultural, mas fico feliz pela presença da FAN aqui, mesmo sabendo que iria ouvir mais críticas que elogios”. De fato nenhum popular subiu ao púlpito para elogiar o trabalho da Prefeitura através da FAN ou da Secretaria de Cultura.

Já o representante do deputado Robson Leite, da comissão de cultura da Alerj, frisou que “o grande desafio é passar de política de governo para política de estado, para que a cultura deixe de ser a prima pobre”.

Marcos Sabino, presidente da FAN, defendeu a ausência do secretário Claudio Valério Teixeira e as iniciativas de sua gestão, sem convencer os presentes. Já o representante da Secretaria Estadual de Cultura limitou-se a falar sobre os editais, também sem convencer, já que a atuação da SEC na cidade tem sido quase nula nos últimos anos.

Por fim, Reginaldo Magalhães, do MinC, sugeriu a realização de mais duas conferências de cultura para tirar as diretrizes do município. Ele justificou a ausência do vereador André Diniz, que em fevereiro foi para o MinC sem abrir mão do salário de vereador (leia mais aqui).

Leia também:
Ato show da Cantareira reuniu 800 pessoas na Praça Leoni Ramos
População comparece em massa em audiência pública pelo Caio Martins
Saiba como foi a audiência pública pela reabertura do Cine Icaraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário