quarta-feira, 13 de julho de 2011

Anna Bella Geiger CIRCA MMXI

agenda
Evento
Título:Anna Bella Geiger circa MMXI
Quando:16.07.2011 - 30.09.2011
Onde:Arte SESC Flamengo - Rio de Janeiro
Categoria:Outros
.Descrição
Circuito SESC Rio de Janeiro exibirá a exposição “Anna Bella Geiger circa MMXI” durante cinco meses


Mostra reunirá cerca de 60 obras da artista plástica em seus mais variados períodos

Será lançado mais um projeto contemplado com o Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura: a exposição “Ana Bella Geiger circa MMXI”, vencedora na categoria artes plásticas. A premiação é uma parceria entre o Sesc Rio e a L21 Conteúdo, do empresário de mídia e entretenimento Luiz Calainho.

O objetivo da mostra é provocar a reflexão estética e explorar essa fragmentação do estilo individual de Anna Bella que, segundo o crítico Fernando Cocchiarale, revela paradoxalmente o fundamento de sua totalidade.

Agraciada pelo Prêmio SESC Rio de Fomento à Cultura 2010, ANNA BELLA GEIGER circa MMXI tem curadoria da própria artista, o que provocou em Anna Bella um olhar diferenciado sobre seu trabalho. Para esta exposição, a artista reuniu e relacionou – de maneira variada, por soluções análogas, seja de ordem estrutural, formal ou conceitual – algumas de suas mais relevantes criações nos últimos 60 anos. Assim, estarão lado a lado, por exemplo, desenhos de telhados de Nova York, feitos em 1954, e telas da série Pier & Oceans, da década de 1980. Já na esfera do corpo, a artista relaciona obras de sua pouco exposta fase visceral – como “Órgão Ocidental”, “Tronco” e “Garganta” – com “O Pão Nosso de Cada Dia”, da série de seis cartões postais de 1978.

- Me interessou relativizar nesta mostra a originalidade de cada obra em proveito de um todo ainda inacabado e desconhecido para mim mesma. Isto significou não atuar de modo apenas subjetivo, no sentido de preferências de ordem pessoal ou afetiva, mas sim numa relação de vários outros sentidos, explica Anna Bella.

Nesta mostra ficará flagrante também a variedade no uso de meios, técnicas e materiais, tão característicos na obra de Anna Bella. O público encontrará produções nos mais diversos suportes: desenhos a lápis, carvão e crayon, pinturas (acrílica, óleo, guache), fotogravuras, serigrafia, esculturas, vídeo-instalações e objetos tridimensionais.

Ao todo, estarão expostas cerca de 60 obras representativas de sua carreira, além das inéditas “Circa IV” (2009-2011) e “Zona Portuária com águas dos mares”, uma videoinstalação com uma gravura de dimensões panorâmicas de 5m x 90cm, à qual está acoplado um monitor que exibe um vídeo de um voo rasante sobre o Rio de Janeiro de 1500.

Além das três unidades do SESC Rio de Janeiro, as obras expostas em Anna Bella Geiger circa MMXI poderão ser vistas pela internet, no site www.circa2011.com.br, em catálogo virtual que entrará no ar na abertura da exposição.

Serviço: Anna Bella Geiger circa MMXI – www.circa2011.com.br

Local: Arte SESC (Flamengo)

Endereço: Rua Marques de Abrantes, 99 – Flamengo

Data: de16 de julho, às 15h, a 30 de setembro

Horário: De 3ª a sábado, das 12h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 17h.

Entrada franca.


Local: SESC Nova Iguaçu

Endereço: Rua D. Adriano Hipólito, 10 – Moqueta, Nova Iguaçu

Data: de 11 de outubro, às 16h, a 6 de novembro

Horário: De 3ª a domingo, das 8h às 17h

Entrada franca.



Local: SESC Barra Mansa

Endereço: Rua Tenente José Eduardo, 560 – Barra Mansa

Data: de 16 de novembro, às 16h, a 11 de dezembro

Horário: De 3ª a 6a, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 9h às 18h

Entrada franca.

Local
Local:Arte SESC Flamengo
Rua:Rua Marquês de Abrantes, 99 - Flamengo
Cidade:Rio de Janeiro
Estado:RJ
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário