quinta-feira, 14 de julho de 2011

Projeto Criança Nota 10 - Concurso Infantil de Artes e Gincana nas Praças

PROJETO:

CRIANÇA NOTA 10

Concurso Infantil de Arte e Gincana nas Praças

INFORMAÇÃO:

Fundada em 27 de outubro de 1940, a Associação e Escola Fluminense de Belas Artes é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal e estadual, criada pela Lei 5.116 de 25 de janeiro de 1963, no recinto onde se achava instalada a exposição de pintura de Moisés Nogueira da Silva - saguão térreo do Hotel Imperial, na rua Visconde do Rio Branco, 535. Nascia com a finalidade cultural de divulgação artística, e passou a ter sua organização e atividades desde tal data, com sede e foro em Niterói e podendo manter sucursais e representações nas demais cidades do estado e do país.

A Associação e Escola Fluminense de Belas Artes estimula o aperfeiçoamento da cultura artística no Estado do Rio e visa divulgar as artes plásticas e apoiar o desenvolvimento de atividades artísticas. A AFBA identificou a necessidade do homem em manter contato com a cultura através da arte.

Objetivos e desenvolvimento:

Numa tentativa de valorizar a Cultura em nossa cidade, e através desta, elaborar e criar políticas públicas, voltadas para o universo infantil, elaboramos o Projeto Criança Nota 10, Concurso Infantil de Arte e Gincana nas Praças de Niterói.
O Projeto visa por meio de brincadeiras e do processo interativo, incentivar as crianças para o mundo das Artes. As atividades desenvolvidas terão como objetivos, levar as crianças a desenvolverem um senso crítico, trabalhar valores sociais, e descobrir sua vocação artística.
E dentre todos os objetivos, o maior de todos, é o pedagógico, ensinar, amar e socializar esses pequenos em grandes homens.

OBJETIVOS:

Criança Nota 10
Concurso Infantil de Arte
e Gincana nas Praças

# Homenagear a Criança
# Valorizar a Criança
# Festejar
# Criar
# Desenvolver o potencial criativo
# Incentivar o raciocínio
# Despertar a reflexão crítica através da arte
# Interpretar os Direitos e deveres da Criança
# Promover Jogos e Brincadeiras
# Reciclar
# Premiar
# Trabalhar valores sociais
# Ler, interpretar e analizar o ECA ( Estatuto da Criança e Adolescente )
# Promover as atividades lúdicas das diversas modalidades artísticas: pintura, literatura, dança, música, teatro, artesanato, escultura e arte graffite.

Desenvolvimento:

Criança Nota 10
Concurso Infantil de Arte
E Gincana nas Praças

# Poemas
# Músicas
# Fantoches
# Graffiti
# Declaração dos Direitos da Criança
# Oficina de Brinquedos
# Teatro
# Jogos e Brincadeiras

COMO SURGIU O PROJETO:

A iniciativa de criar este projeto sempre aos domingos uma vez por mês nas praças de Niterói, foi idealizado pelo artista plástico De Luna Freire, com sua experiência em lidar com crianças carentes em formação escolar, De Luna obteve o prêmio em 1998, em Recife pela Prefeitura local, pela qualidade de ensino desenvolvido no atelier Isolda Vasconcelos no bairro do Derby em Recife - Pernambuco, oferecendo uma oficina para 60 crianças da favela João de Barro.
No Bairro do Meyer, no Rio de Janeiro, em janeiro de 2001, realizou uma gincana de desenhos e pinturas para 70 crianças do Condomínio Santo Antônio.
Em Niterói, no ano de 1995, realizou uma oficina de Artes para crianças e adolescentes na Cantareira patrocinado pela Fundação de Artes de Niterói.
Em 1996 e 1997, realizou Gincanas de pinturas e desenhos na Praça de São Domingos para 130 crianças, sendo muito elogiado pela mídia de Niterói, Jornal A TRIBUNA, Jornal O FLUMINENSE e diversos Tablóides, sua trajetória desperta interesse e valorização entre os artistas plásticos da cidade e de outros estados do Brasil.
Devido ao sucesso destas atividades surgiu a idéia de criar um projeto, baseado em todas as experiências lúdicas e pedagógicas vivenciadas por mim até o presente momento.


Local e data do 1° Evento – Criança Nota 10 – Concurso Infantil de Artes e Gincana nas Praças:

Horto Botânico de Niterói –Zoonit
Dia 14 de agosto das 10h às 16h
Endereço: Alameda São BoaVentura 770 – Fonseca - Niterói

O Horto Botânico de Niterói (também conhecido por Jardim Botânico de Niterói) , no bairro do Fonseca, foi criado em maio de 1906, com a finalidade de cultivar e distribuir aos lavradores sementes e mudas de frutíferas e plantas medicinais.

O Horto conta com espécies de plantas e árvores como jatobás, jequitibás, jacarandás e sapucaias e também com espécieis raras como o “Pau Mulato”, só encontrado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na Amazônia.

Com área de 258 mil metros quadrados recebe diariamente, cerca de 300 pessoas em busca de ar puro, contato com a natureza e tranqüilidade para práticas esportivas e de lazer. No local, funciona também o Jardim Zoológico de Niterói.

Declaração dos Direitos da Criança

1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.

2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.

5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.
6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.

9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.

10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

Local e data do 1° Evento – Criança Nota 10 – Concurso Infantil de Artes e Gincana nas Praças:

Apoio:
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Niterói
Conselho Municipal de Cultura de Niterói
Secretaria Regional do Centro
Biblioteca Estadual Pública de Niterói
Câmara Municipal de Niterói
I Conselho Tutelar
Instituto Interamericano de Fomento Educação Cultura e Ciência
Instituto Histórico e Geográfico de Niterói
Atelier Afrodite
Casa da Criança
Grupo de Dança Luna Gitana
Projeto Filosofitti
Artgraf

Autor do Projeto:
Artista Plástico Edson Carvalho De Luna Freire
Co-Autora do Projeto
Professora Marlene Santos – Literatura e Português

Coordenadores:
Professora: Siomara
Professora: Lúcia Pio
Psicóloga: Dra. Marione Meirelles Silvestro
Professora: Lya Alves
Professora: Marlene Santos
Professora: Zenaide Azevedo

Coordenador Geral:
Artista Plástico: Edson Carvalho De Luna Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário